Avalia O Da Qualidade De Servi Os De Telefonia M Vel
Guilherme Henrique Kubaa*, Janaina de Moura Engracia Giraldib,
Silvia Inês Dallavalle de Páduac
*guilherme.kuba@gmail.com, USP, Brasil b jgiraldi@usp.br, USP, Brasil c dallavalle@fearp.usp.br, USP, Brasil
a
Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar o impacto inicial das recentes alterações na lei em um setor de serviço, aplicando a teoria das cinco dimensões da qualidade de serviços e analisando os principais problemas em uma perspectiva da gestão por processos. Foram coletadas e classificadas 2.932 reclamações realizadas contra uma grande operadora de telefonia móvel brasileira, mostrando a dimensão “confiabilidade” com o maior número de citações e a dimensão “tangíveis” com menos citações. Os resultados da comparação entre os períodos indicam aumento percentual significativo nas reclamações de clientes, principalmente nas dimensões “empatia” e “responsividade”.
Concluiu-se que esse aumento foi motivado pela maior conscientização dos consumidores quanto a seus novos direitos, indicando que eles se tornaram menos tolerantes quanto às deficiências do serviço. A pesquisa ampliou os resultados sobre o tema no setor de telecomunicações, considerando essa nova variável do contexto brasileiro, a lei dos callcenters.
Palavras-chave
Qualidade de serviços. Dimensões da qualidade de serviços. Telefonia móvel.
1. Introdução
O setor de telecomunicações é um dos pilares do atual estágio de desenvolvimento mundial ao possibilitar uma rápida conexão entre diferentes partes do mundo em poucos segundos e a um preço cada vez menor. Esse avanço nas comunicações foi potencializado pela disseminação do ensino de línguas estrangeiras e também pela divulgação de diferentes culturas ao redor do mundo.
Devido a essa nova tendência de dinamismo na troca de informações, fica evidente a