As atividades de aventura na natureza: Investindo na qualidade de vida
Cenário Inicial: O estudo mostra que a possibilidade de melhorar a qualidade de vida tem feito com que pessoas procurem buscar isso por meio da prática de esportes de aventura, longe de centros urbanos e isso vem se mostrando muito frequente quando percebe-se o aumento de vivências naturais presentes nas atividades físicas de aventura que tem contato direto com o meio ambiente.
Problemática: Para a prática de algumas dessas atividades no meio natural, é necessário o uso de equipamentos de alto custo e dificuldades de locomoção para os melhores centros de prática.
Objetivo: Investigar as principais atividades de aventura na natureza, os motivos de aderência, interesses da população e freqüência semanal de prática.
Metodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de utilização de uma entrevista aberta. A amostra foi constituída por 25 frequentadores do Parque das Cachoeiras e a Cachoeira do Paraíso (localizadas em Ipatinga/MG), ambos os sexos, idade variando entre 22 e 58 anos. Trilhas e rappel são as atividades mais praticadas, aderência em busca de melhorar a qualidade de vida e a possibilidade de experimentar novos desejos e emoções, com freqüência semanal de 3 finais de semana por mês.
Considerações Finais Com base nos resultados do estudo, as trilhas e o rappel são as atividades de aventura mais praticadas na Cachoeira do Paraíso e no Parque das Cachoeiras (Ipatinga/MG/Brasil). A freqüência semanal mais citada foi de 3 finais de semana por mês e, concorrer na tentativa de melhoria dos níveis qualitativos de vida, além da possibilidade de experimentar novos desejos e emoções, foram os principais interesses do público alvo da pesquisa, quando o mesmo realiza atividades em contato direto com o meio ambiente natural. Tais práticas, através da experiência significativa por elas proporcionadas, tendem a despertar em seus adeptos sentimentos contemplativos