Esportes da Natureza no contexto escolar
PROFESSOR ALEXANDRE RODRIGUES DAVID
TEÓFILO OTONI - MG
PROJETO ESPORTES NA NATUREZA
AGOSTO DE 2013
Justificativa Como hoje buscamos um meio diversificado para fazer com que o aluno tenha uma formação completa de um indivíduo saindo de uma vida sedentária voltando para os hábitos descolados do novo paradigma ambiental, a procura por melhorias na qualidade de vida passam pela conscientização ambiental e pela tomada de atitudes positivas que visam a promoção de estilos saudáveis de vida. Estes por sua vez passam por um autoconhecimento do indivíduo como pertencente a um sistema maior de relações não apenas sociais, mas também ecológicas, ambientais, naturais.
Objetivos Procuramos comprovar que os esportes da natureza leva o ser humano a ser sujeito ativo na construção de sua qualidade de vida, cidadania e também o leva a conscientização de sua responsabilidade enquanto sujeito atuante na manutenção/preservação do espaço (social, ambiental e espiritual) que o cerca. Deste modo, queremos apresentar o trekking, o arvorismo e o rapel como uma abordagem possível para a Educação Ambiental, no âmbito da educação formal, e que possa ser ela responsável pela difusão de valores éticos e práticas sociais/ambientais saudáveis e justas universalmente adotadas por todos seus praticantes.
1. Introdução
No âmbito escolar, a utilização de novos meios para fomentar a educação física vem se aprimorando com o intuito de que todos os alunos se interessam por participar das aulas. Através dos esportes da natureza percebe-se como os mesmos influenciam nas aulas de educação física para um melhor entendimento dos alunos para com o trato com si mesmo, com o outro e com o meio ambiente. Este trabalho traz reflexões sobre os esportes da natureza no contexto escolar e