As 5 For As De Porter
GESTECNO1,
Tópico da 4aSemana: As cinco forças da est ratégia competitiva de Michael Porter
De uma revisão da Administração Tradicional para a Sistêmica. Do mercado fechado à Globalização temos o desafio de mudar e adaptar as estratégias.
Anexo: Carta tematica representando as cinco forças de Porter, ( da Estratégia Competitiva entre as Indústrias, ver referências ao final desta mensagem).
Assunto da semana:
Trazido do Wikipedia para alimentar nossos debates de aula seguem em resumo "As cinco forças de Porter"
São elas:
1. Rivalidade entre os concorrentes
Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, etc.
* Número de concorrentes * Taxa de crescimento da indústria * Diversidade de concorrentes * Complexidade e assimetria informacional * Nível de publicidade
2. Poder Negocial dos clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros.
Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
* Análise RFM (RFM - Recency, Frequency, Monetary• Em cada ficha de consumidor três valores de informação deverão ser mantidos: A data mais recente em que o cliente adquiriu um produto ou serviço Um contador para a frequência, o número de vezes que o cliente realizou uma compra ou serviço O valor monetário total das compras que o cliente adquiriu na empresa)
* Preço da compra total * Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto * Existência de produtos substitutos
3. Poder Negocial dos fornecedores
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas,