Arvóres Binárias
Tecnologia em Sistemas para Internet
Roberta Lopes de Marcelo (tata-lopes@oi.com.br)
GWT – Google Web Toolkit
Aracaju – SE
01 de novembro de 2010
Sumário
1. Introdução.
O Google Web Toolkit (GWT) facilita a construção de aplicações WEB sem grandes incidências de erros, controlando peculiaridades dos navegares. Além de facilitar na criação, na reutilização e na manutenção de grandes bases de código JavaScript e componentes AJAX.
Essa ferramenta de desenvolvimento Web cria o front end AJAX na linguagem de programação Java e o GWT, então, faz a compilação cruzada para o JavaScript otimizado que funciona automaticamente com todos os principais navegadores. Durante o desenvolvimento, é possível criar rapidamente como no JavaScript, no mesmo ciclo "editar - atualizar - exibir", com a vantagem adicional de poder depurar e percorrer o código Java linha por linha. O GWT compila o código fonte Java nos arquivos independentes otimizados JavaScript.
Ao contrário dos minifiers JavaScript que funcionam somente em nível textual, o compilador GWT executa análises estáticas abrangentes e otimizações em toda a base de códigos do GWT, produzindo freqüentemente JavaScripts que carregam e executam mais rapidamente do que um JavaScript equivalente. Por exemplo, o compilador GWT elimina código sem função com segurança, cortando agressivamente classes, métodos, campos e mesmo parâmetros de métodos não utilizados, para garantir que o script compilado seja o menor possível.
A compilação cruzada permite manter as abstrações e a modularidade necessárias para o desenvolvimento, sem prejudicar o desempenho do tempo de execução.
2. Conectividade com banco de dados.
O acesso à banco de dados é um dos pontos fortes desta linguagem. O PHP possui acesso nativo a ADABAS, ORACLE, SYBASE, SQL SERVER, DBASE, INFORMIX, mSQL, MySQL, POSTGRESQL, além de