Arvorismo
* HISTÓRICO
O termo Arborismo faz menção à prática de cuidados, de estudos e pesquisas de árvores incluindo suas copas.
Já o termo Arvorismo faz referência à prática de atividades e lazer nas árvores.
O arvorismo surgiu na década de 80 na Costa Rica (país da américa central). Essa atividade teve seu surgimento e início com os cientistas (botânicos, biólogos e ornitólogos). Eles utilizavam as técnicas de escalada e alpinismo, para coletar, observar e capturar amostras de fauna e flora. Com o tempo foram desenvolvendo novas técnicas, até que em um determinado momento, resolveram criar plataformas para evitar as subidas e descidas constantes das arvores.
Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a ideia como esporte de aventura.
(interligando as passarelas, com obstáculos).
O arvorismo, é uma prática esportiva de aventura que consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Essa prática pode ser considerada bastante recente, pois foi difundida pelo mundo a cerca de duas décadas, a Inglaterra conheceu o arvorismo em 1997, quando ativistas ecológicos utilizaram a prática para evitar a devastação de uma floresta, e chegou ao Brasil por volta do ano 2000.
**O primeiro percurso de arvorismo no Brasil foi montado em 2001 na cidade de Brotas-SP.
* EQUIPAMENTOS
Não é necessário ser atleta para praticar o arvorismo, (desde que se respeitem os níveis de dificuldade). Além disso, a todo um aparato de segurança, Os equipamentos de segurança deste esporte são compostos por: Cabo de segurança, cadeirinha, polia ou roldana, mosquetão e capacete, sendo ainda o opcional os equipamentos como: Luvas, cotoveleiras, joelheiras, óculos. 1. Cabo de segurança – É o equipamento que “liga” o praticante, ao cabo de aço principal, e segura a pessoa em caso de queda.
2. Cadeirinha – É um equipamento que liga o praticante ao cabo de segurança, e também evita que ocorra uma queda.
Em uma comparação grotesca,