Arvorismo
Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte.
Curiosidade Cultural: Arborismo ou Arvorismo
Muitos se perguntam qual a forma correta de se pronunciar ou escrever:
Arvorismo ou Arborismo?
Prontamente, podemos dizer que ambos estão corretos, porém, para esclarecer um pouco a situação deixamos aqui um comentário sobre essa curiosidade.
Por se tratar de uma palavra ou expressão “recente”, ambas não constam em dicionários como Houaiss, Aurélio e nem no Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa – VOLP (cujo visa um levantamento de palavras da língua portuguesa). Porém, estudiosos de letras acreditam que o termo “Arborismo” (o qual adotamos) será oficializado, pelo fato da palavra árvore vir da palavra latina arbor, arboris e estar mais ligado a região geográfica do Brasil e, Arvorismo está associado a uma origem da palavra árvore da língua portuguesa no velho continente.
Origem
Segundo a Associação Brasileira de Esportes de Aventura, o arvorismo foi criado na Costa Rica, em meados dos anos oitenta, o Arborismo ou Arvorismo surgiu como uma maneira de estudiosos pesquisarem o ecossistema das árvores. Biólogos e pesquisadores adotaram formas e equipamentos para permanecerem e se deslocarem entre os pontos altos desses “gigantes vegetais”.
Posteriormente, esportistas da França e Nova Zelândia adotaram tal prática como um esporte radical, cujo objetivo é a travessia entre as plataformas estruturadas no alto das árvores, divididas por níveis ou obstáculos como: falsa baiana (ponte suspensa), escadas, tirolesa entre outros.
Histórico
1983: Algumas organizações ecológicas ressaltam o forte impacto ambiental causado pelas instalações de equipamentos