ARVORE E ESTRUTURA DE DADOS
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
ELTIS MAMEDE
ALGORITIMO E ESTRUTURA DE DADOS
BOA VISTA RR 2013
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL DA AMAZONIA
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
ELTIS MAMEDE
ESTRUTURA DE DADOS HIERÁRQUICAS ÁRVORES
Trabalho Estruturas de Dados Hierárquicas Arvores apresentado como parte obrigatória da Verificação Semestral da Disciplina de Algoritmo e Estrutura de Dados, oferecida no 7º semestre do Curso de Licenciatura em Computação, turma 7 LCN-A, da Faculdade Estácio da Amazônia, sob a orientação do Profº.
BOA VISTA RR
2013
Árvores
São estruturas de dados que admitem muitas operações de conjuntos dinâmicos capazes de representar o relacionamento hierárquico entre diversas informações como árvore genealógicas de uma família, organograma de uma empresa.
Uma árvore é um tipo abstrato de dados que armazenam elementos de maneiras hierárquica. Como exceção do elemento do topo, cada elemento da árvore tem um elemento pai e zero ou mais elementos filhos. Uma árvore é normalmente desenhada colocando-se os elementos dentro de elipses ou retângulos e concatenado pais e filhos com linhas retas. Normalmente, o elemento topo é chamado de raiz da árvore, mas e desenhado como sendo o elemento mais alto, com todos os demais conectados abaixo.
Fonte: Conceito Gerais da Estrutura de Dados.
FIGURA 1: ESTRUTURA DE ÁRVORE E NIVEIS DOS NODOS.
Uma árvore binaria é uma árvore ordenada na qual todo nodo tem, no máximo, dois filhos. Uma árvore binaria é própria se cada um de seus nodos tiver zero ou dois filhos. Desta forma, em uma árvore binaria , própria todo nodo interno tem exatamente dois filhos. Para cada nodo interno de uma árvore binaria, nomeamos cada filho como filhos da esquerda e filhos da direita. Esses filhos são ordenados de forma