FFFFF
Ivan Wiehe Pretto
A população mundial, o mundo e por fim o desperdício, bem como o consumo nesta correlação, na qual como forma de fazer a economia girar, estamos pecando em excesso, produzindo demais, devastando demais, gerando poluição e doenças, as quais podem tomar um rumo de proporções irreversíveis, o mundo em crise!
Nosso sistema está em crise por ser linear, na medida em que vivemos em um planeta finito indefinitivamente, sendo impossível, portanto, operar linearmente deste modo, pois assim estará incompleto. Devemos ver o grande quadro, ver as pessoas, o dano causado, o êxodo rural, estes e demais fatores para que possamos calcular e fechar a conta, que sob a conjuntura atual, apesar dos esforços em reduzir os riscos, sempre será negativa.
Vivemos numa cultura consumista, na qual a maioria da população apenas vive a sua forma, sem pensar no preço pelo qual o mundo está pagando, nem para onde está indo ou como está sendo produzido e, a trajetória na qual percorre o produto até chegar a nossas mãos. É neste contexto que Annie Leonard, ativista Americana, elaborou o vídeo intitulado “A história das coisas”, um vídeo muito bem elaborado e convincente, ao qual nos deparamos de forma hilariante sob o aspecto de sermos ridiculamente manipulados sem perceber. Annie decidiu ver o grande quadro, optou por investigar a grande tela e viajou pelo mundo por 10 anos para nos trazer alguns dados alarmantes.
Primeiramente, vivemos em sistema ao qual atribui mais ou menos valor para os indivíduos, baseado no nível de consumo dos mesmos. O governo, ao qual deveria cuidar de nós, está na realidade ocupado em bajular as grandes corporações, as quais geralmente são as grandes causadoras do problema. Está tudo errado, os valores estão invertidos, deveria ser ao contrário, o governo deveria agir em prol do povo e ser temerário a ele, ao qual se fosse unido, estaria exigindo mudanças, porém, anda alienado assistindo televisão, sendo