fffff
Capital Humano Compreender a área de Recursos Humanos e seus subsistemas
Professor: Daniella Coelho
Aluna- Simone Gomes da Silva
ETE – Escola Técnica Estadual / Bezerros-PE / 2014
1°) O profissional de Recursos Humanos, antes de mais nada é um estrategista.
Como sua função é gerenciar pessoas, ele tem que conhecer e avaliar muito bem os funcionários da empresa.
Por outro lado, ele tem que conhecer também muito bem os objetivos da empresa e assim fazer a ponte entre o que empresa quer e os funcionários podem dar.
Além de definir as estratégias de aproveitamento dos funcionários dentro da empresa, o profissional técnico em Recursos Humanos também deve se preocupar com o bem estar e bom funcionamento das equipes.
Atuando como um mediador de conflitos, o profissional de RH, busca sempre a conciliação entre as partes para que o funcionamento da empresa não seja prejudicado.
Também é função do profissional técnico em Recursos Humanos fiscalizar o cumprimento da Lei.
Fiscalizar se os empregados estão cumprindo sua função corretamente, se estão tendo a segurança necessária e também se todos os Direitos Trabalhistas estão sendo respeitados.
Comentário: Aspectos positivo e negativo.
Um aspecto positivo é poder influenciar diretamente no futuro da organização. RH e finanças participam preliminarmente de discussões sobre a visão de negócios de curto, médio e longo prazo bem como sobre o perfil de liderança necessário para que a estratégia aconteça. O negativo é quando o profissional de RH não participa do processo decisório da organização, tornando-se um mero cumpridor de políticas e procedimentos definidos pelas outras áreas, uma das principais dificuldades que é implementar e transformar as teorias em práticas organizacionais. Principalmente pelo fato de lidarmos com o capital humano, que é tão complexo e com tanta diversidade.
2°) Hoje é muito mais complexo exercer o papel de RH do que