Econometria
De acordo com a curva de Phillips, que representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego e que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação. O modelo proposto é o Método dos Mínimos Quadrado (MQO), sendo o modelo matématico sugerido:
y = b0 + b1x
Sendo que “y” é a taxa de inflação e “x” é a taxa de desemprego.
Como o modelo tem apenas uma equação, ele é denominado modelo de uma equação, sendo dividido entre variáveis dependentes e independentes.
- O modelo econométrico a ser estimado é um modelo de regressão linear, demonstrado por:
y = b0 + b1x + e
Sendo “e” o termo de erro, que é uma variável aleatória (estocástica).
E para validar essa regressão, analisa-se o R² é o Coeficiente de Determinação ou Coeficiente de Correlação Múltipla, que é a proporção de variação na variável dependente que é devida à variação combinada das variáveis explicativas (independentes), e é expressa pela fórmula:
R² = 1 – Σe²
Σy²
Sendo que “Σe²” é o resíduo da soma dos quadrados e “Σy²” é a soma dos quadrados da variável dependente.
- A base de dados a ser usada para as estimativas são dados apresentados em termos reais, sendo duas variáveis: taxa de desemprego e taxa de inflação. Os dados são de série temporal, pois serão feitas observações sequencialmente ao longo do