Artrópodes
Possui corpo segmentado, apêndices articulado e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substância resistente e impermeável, chamado quitina. O esqueleto cobre todo o corpo, menos nas articulações, formando verdadeiras placas nos segmentos corporais.
Quando os artrópodes crescem eles precisam abandonar o esqueleto velho pequeno e fabricar outro maior. Esse acontecimento é chamado muda ou ecdise e ele ocorre várias vezes até parar o crescimento na fase adulta
Os artrópodes não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam.
Classificação:
São divididos em insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
• Insetos: Apresentam o corpo subdividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem dois pares de asas na maioria das vezes, mas há espécies com um par e outras sem asas e um par de antenas.
-Sistema digestório: Se pode distinguir três porções do tubo digestório, como o anterior e posterior que são revestidas internamente por quitina. A porção anterior é responsável especialmente pelo tratamento mecânico dos alimentos. E a média que é onde acontece a digestão química a partir de enzimas provenientes de suas paredes ou de pregueamentos formados nessa região.
-Sistema excretor: os túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos insetos. Se localizam no limite entre a porção posterior do intestino onde cada túbulo possui fundo cego e mergulha nas lacunas do corpo onde se retira as impurezas e as descarrega no intestino para serem eliminados com as fezes. O produto de excreção nitrogenada dos insetos é o ácido úrico.
-Sistema circulatório: serve principalmente como um meio para as trocas químicas entre os órgãos do corpo, funcionando no transporte de matérias nutritivo, produtos de excreção, hormônios e outros. A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e