artrologia
Aluno: José Ramos da Costa Júnior / M1 – 119
ARTICULAÇÕES DO DORSO
ARTICULAÇÕES DOS CORPOS VERTEBRAIS
As articulações dos corpos vertebrais são sínfises cartilagínea secundárias projetadas para suportar peso e resistência. O disco intervertebral se encontra interposto entre os corpos vertebrais adjacentes. São compostos por: um anel fibroso (compostos de lamelas concêntricas de fibrocartilagem) e uma massa central gelatinosa – núcleo pulposo. Não existe disco entre C1 e C2. O disco inferior mais funcional está entre L5 e S1. Os discos variam em espessura nas diferentes regiões, são mais grossos na região lombar e mais finos na região torácica superior. Os discos são mais grossos anteriormente nas regiões cervical e lombar e de espessura mais uniforme na região torácica.
ARTICULAÇÕES DOS ARCOS DAS VÉRTEBRAS
São articulações dos processos articulares das (zigapofisárias ou articulações das facetas). São sinoviais planas entre os processos articulares anterior e inferior.
ARTICULAÇÕES CRANIOVERTEBRAIS
ATLANTOCCIPITAIS
Entre as massas laterais do atlas e os côndilos occipitais. São articulações sinoviais do tipo condilar. Há também membranas occipitais anteriores e posteriores que ajudam a impedir o movimento excessivo destas articulações.
ATLANTOAXIAIS
Entre o atlas e o áxis. São duas laterais e uma mediana. Estas articulações estão entre as faces articulares inferiores das massas laterais de C1 e dos processos articulares superiores de C2 e entre o dente de C2 e o arco anterior do atlas. A articulação do dente de C2 com C1 (mediana) é trocóide enquanto as articulações dos processos articulares C1/C2 (laterais) são sinoviais deslizantes.
ARTICULAÇÕES COSTOVERTEBRAIS (ver adiante em art. do tórax)
ARTICULAÇÕES SACROILÍACAS (ver adiante em art. do tórax)
ARTICULAÇÕES DA PELVE
ARTICULAÇÕES LOMBOSSACRAIS
As vértebras L5 e S1 articulam-se na articulação intervertebral(IV) anterior