Impactos ambientais
Os impactos ambientais são classificados em função da fase de ocorrência (planejamento, implantação e operação), por seu efeito (positivo ou negativo) e causa principal.
Impactos Ambientais no Planejamento da Atividade Agrícola
As principais atividades envolvidas no planejamento de um empreendimento agrícola compreendem: a seleção e aquisição de áreas para cultivo (que podem, por conseqüência, promover o incremento da atividade agrícola e a expansão da fronteira produtiva), a seleção de culturas e a mobilização das frentes de trabalho.Para tanto, na fase de planejamento, para definir qual prática será necessária para cada área de cultivo são necessários estudos de caracterização para cada gleba, envolvendo a geomorfologia, o solo de ocorrência, mapeamento da rede de drenagem, o planejamento agrícola (a cultura implantada, técnicas de preparo do solo, manejo cultural etc.)
O planeta terra vem sofrendo com as transformações ambientais, causadas pela industrialização e pela atividade agrícola não conservacionista. A contaminação das águas e do solo, o desmatamento, a piora do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio são problemas que prejudicam não apenas uma nação, mas todo o mundo.
A interação mundial é uma tentativa de evitar uma catástrofe no planeta através de medidas de investimentos e gastos do governo no sentido de mobilizar a população na defesa do meio ambiente. Através da manutenção da qualidade de vida da população, preservando a diversidade biológica1 de cada região que é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pela estabilidade e equilíbrio dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico.
Uma intervenção governamental com a utilização de políticas públicas atuando na área de conscientização da grande massa, dos industriários e agricultores, enfim, de todos os agentes econômicos. Segundo dados do PNUMA (2006) desde 2002 a produção