Artrografia
CURSO: RADIOLOGIA TURNO: NOITE
DISCIPLINA: EXAMES CONTRASTADOS
PROFESSOR: ARNALDO
ALUNA: JOYCE CAROLINE DE O. SOUSA
ABSORÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
TERESINA-PI/OUTUBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
Inicialmente entende-se por droga qualquer substância que seja capaz de produzir alterações, com efeito benéfico ou maléfico no organismo.
A chamada “droga” recebe a denominação de fármaco ou medicamento quando produz efeito benéfico no organismo; ao produzir efeito maléfico no organismo podendo causar dependência, a “droga” recebe a denominação de tóxico.
Dependendo da quantidade a ser administrada, uma mesma droga pode agir tanto como fármaco (medicamento) bem como tóxico.
As substâncias (fármacos) precisam atingir uma concentração adequada para poder atuar nos tecidos alvo. Há dois processos fundamentais que determinam a concentração de uma substância a qualquer momento e em qualquer região do corpo são:Translocação das moléculas do fármaco e Transformação química. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos, realizou-se um breve resumo a cerca da absorção e distribuição de substâncias (fármacos).
DESENVOLVIMENTO As moléculas dos fármacos realizam movimentos pelo organismo de duas formas: (A) Transferência através de fluxo de massa: através da corrente sanguínea, a natureza química de uma substância não tem efeito neste tipo de transferência. (B) Transferência através do processo de difusão: molécula por molécula por curtas distâncias, há variação na velocidade da difusão de acordo o tamanho molecular das moléculas (não relação com o peso molecular). Para um melhor entendimento considera-se o corpo humano como uma série de compartimentos bem misturados interconectados, onde em seu interior a concentração das substâncias é uniforme. O movimento entre os compartimentos, que apresentam barreiras de