Artrite reumatoide
Causas
A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.
Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.
Fatores de risco
O aparecimento da artrite reumatoide decorre de vários fatores, incluindo: predisposição genética; exposição a fatores ambientais (poluentes do tipo sílica); possivelmente infecções.
A causa mais importante é a tendência genética. Acredita-se que alguns genes possam interagir com os outros fatores causais da doença. Mas não é nada absoluto - existe apenas uma chance maior de se ter a doença comparando-se com alguém que não tem nenhum caso na família.
É sabido que pessoas que fumam tem grande chance de desenvolver a doença, a qual pode ocorrer mesmo com fumantes passivos.
Fatores hormonais também estão relacionados com artrite reumatoide e isso justifica o fato da doença ocorrer mais em mulheres e apresentar melhora clínica no período da gravidez.
Sintomas
A artrite reumatoide pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas, geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las (artrite e sinovite). Isso ocorre principalmente pela manhã e que pode durar horas até melhorar.
Artrite corresponde à inflamação de algum dos componentes da estrutura articular (cartilagem articular, osso sub condral ou membrana sinovial). Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, uma estrutura que envolve a articulação por dentro. E, geralmente, se manifesta por vermelhidão, inchaço, calor, dificuldade de movimento e dor. O cansaço (fadiga) também é uma manifestação frequente.
Artrite reumatoide tende a afetar as articulações menores em primeiro lugar - especialmente as articulações que unem os dedos para as mãos e os dedos dos pés. Conforme a doença progride. Os sintomas muitas vezes se espalham para os