artrite reumatoide
I-Introdução
A Artrite Reumatoide é uma doença sistêmica crônica, ou seja, sistêmica que pode afetar varias partes do organismo (mais encontradas em articulações) e crônica, não se consegue obter a cura mais sim seu controle.
Segundo Bértolo et al, 2004, a artrite reumatoide acomete grandes e pequenas articulações em associação de manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga e perda de peso. E pode envolver outros órgãos e com morbidade e mortalidade acentuada na patologia, o que pode diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos. Além do que, estes pacientes podem desenvolver a incapacidade para a realização de suas atividades diárias, suas capacidades profissionais são diminuídas, acarretando num impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade.
Apesar dos avanços nas pesquisas sua causa ainda e desconhecida podendo se desencadear com a combinação de fatores genéticos e ambientais. Pesquisas sugerem que agentes infecciosos, como vírus e bactérias, podem provocar a doença em quem tem a propensão genética para desenvolvê-la. Além da resposta do organismo a eventos estressantes, trauma físico ou emocional, outra possibilidade são os fumantes e hormônios femininos, uma vez em que a incidência é maior nas mulheres.
Para Mariano, 2011 a artrite reumatoide acomete 1% da população, podendo aparecer desde crianças até pessoas idosas, no entantp aparece com maior frequência em mulheres com idade 50 anos ou mais e pessoas que apresentam historia familiar desta doença tem uma predisposição maior para desenvolver a mesma.
AR é uma doença autoimune onde o organismo é atacado pelo próprio sistema imunológico do corpo (responsável por proteger nosso organismo contra vírus e bactérias). Ataca principalmente a membrana sinovial, uma película fina que reveste as articulações podendo ser, joelhos, tornozelos, ombros, mãos, pés, cotovelos, além de outras partes do organismo como pulmão, olhos e coluna cervical.
O resultado