Artista Oculto - Renascimento Cultural
Artista oculto – Renascimento Cultural
O artista oculto funciona da mesma forma que o amigo oculto que conhecemos que no final são trocados presentes. A diferença está no “presente” que deverá ser um cartão postal contendo verso, poesia, ilustração, a história do artista... enfim, um texto sobre o artista escolhido.
Então vai funcionar da seguinte maneira: faremos um amigo oculto entre a turma.
Depois de sorteados os nomes dos colegas vamos também sortear nomes de artistas renascentistas entre a turma.
Cada um vai pegar um cartão postal e uma ficha biográfica referente ao artista que sorteou.
Vai escrever no cartão postal um texto como se fosse o próprio artista sorteado, contendo informações sobre a sua obra, poemas, descobertas...
No momento de revelar o amigo oculto, vai entregar a seu amigo o cartão postal, com as informações sobre aquele artista (esse será o presente trocado)!
Artista oculto – Renascimento Cultural
Fichas biográficas
Sandro Botticelli
Sandro Botticelli (na verdade seu nome era Alessandro di Mariano di Vanni Felipepi) nasceu na cidade italiana de Florença, no dia 1º de março de 1445. Desenvolveu um estilo personalíssimo, caracterizado pela elegância do seu traçado e pela força expressiva de suas linhas. Muito valorizado atualmente, Botticelli está entre os grandes inovadores do Renascimento, e está incluído entre um grupo de pintores inclinados a um estilo baseado na delicadeza, graça e certo sentimentalismo. Um deles foi Filippo Lippi, mestre e inspirador da obra de Botticelli. Este começou sua trajetória artística com obras de temática religiosa.
Em 1470, Botticelli, que já tinha seu próprio atelier, conheceu a família Médice, mecenas florentinos, pros quais realizou suas obras mais famosas. Um primo de Lourenço, o magnífico, Pier Francesco de Médice, encomendou-lhe a alegoria de A Primavera e também, segundo consta, O Nascimento de Vênus e Palas e o Centauro.