Artimanhas da exclusão
DESIGUALDADE SOCIAL
SAWAIA, BADER (ORG.). PETRÓPOLIS: VOZES, 3™ED, 2001.
Marisa Lopes da Rocha*
Este livro, organizado pela psicóloga social Bader Sawaia, reeditado muito oportunamente na coleção
Psicologia Social da editora Vozes, foi publicado pela primeira vez em 1999. O grande interesse suscitado, que gerou duas novas edições, se deve à relevância da temática para os profissionais que têm como desafio a análise da constituição dos diferentes modos de exclusão e de suas múltiplas determinações nos processos sociais contemporâneos. As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social apresenta reflexões conceituais e conjunturais importantes para abordar os efeitos da globalização nas diversas formas de atravessar e afetar territórios, enfatizando o quadro social dos países que, como o Brasil, ainda lutam para garantir as condições mínimas de vida para grande parte da população.
Pensar criticamente a exclusão como um mecanismo de produção da desigualdade social impõe um mergulho na complexidade e nas controvérsias do mundo atual, trazendo a reflexão para o campo ético, o que implica uma discussão de valores e dos efeitos da ordem capitalista sobre a vida das pessoas. A ética emerge como problemática inerente à política, à cidadania e à democracia. A temática da exclusão vincula-se, então, à da transformação social, reclamando pela compreensão das novas cenas sociais em que se constituem os novos campos de conflitos e os novos atores sociais, nem sempre transparentes ao olhar público em tempos de privatização dos espaços coletivos.
No curso da leitura dos diversos textos que compõem esta coletânea, explicita-se a necessidade de aprofundar a questão da exclusão e da mudança social por meio de novos olhares sobre a dinâmica da sociedade contemporânea, problematizando o modelo de integração à normalidade social presente entre as teorias que