economia
A Economia é a ciência social que estuda como o homem e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Conceitos Básicos
Podemos entender que Economia é a ciência que estuda como são empregados os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, entendendo-se que estes são limitados e nossas necessidades, são sempre ilimitadas.
Com isso, dividimos a Economia em dois grandes campos, sendo a microeconomia e a macroeconomia.
A microeconomia volta-se para o processo de preço e quantidade, a lei da oferta e da procura; estuda as relações entre indivíduos e empresas.
A macroeconomia já está voltada para estudar um todo, como por exemplo, a taxa de inflação do país.
Para atender a necessidade humana, existem: bens e serviços; podendo ser livres ( sem cobrança monetária); econômicos ( com valor monetário, ex: carros, mesa);
Ainda em bens, vamos encontrar bens duráveis e não duráveis; intermediários e finais.
Também teremos os fatores de produção, que nada mais são que os recursos usados para fazer os bens e serviços dos quais precisamos.
Vamos entender melhor esta ciência, tendo uma visão dentro do nosso cotidiano:
20/02/2014 às 16h25
Safras de soja e de milho em São Paulo poderão recuar até 30%
Por Carine Ferreira | Valor
SÃO PAULO O clima no Centro-Sul do país, desde o fim do ano passado, tem sido caracterizado pela escassez de chuvas, baixa umidade relativa do ar e alta incidência de luminosidade, o que afeta a agropecuária paulista. Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura do Estado fizeram uma avaliação sobre os possíveis danos para as principais culturas cultivadas no Estado.
Em janeiro, o volume de chuvas em território paulista ficou bem abaixo de 200 a