Artigos
PÓS – GRADUAÇÃO: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
EDES DE SOUSA COSTA
FÉLIX CORREIA DA SILVA
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: UM ELO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E NA VIVENCIA ESCOLAR DO ALUNO
Formosa-GO
2012
Tema:
Orientação Educacional: Um elo nas instituições escolares na vivencia escolar do aluno
Problema:
A Orientação Educacional tem uma grande importância no âmbito escolar, mas as dificuldades se dá devido este profissional da O.E se confundi com o quebra galho deixando de lado o seu papel dentro das instituições escolares.
Objetivo Geral:
Demonstrar comportamentos efetivos de relacionamento interpessoal. Compreender a importância do comportamento na qualidade do relacionamento interpessoal. Demonstrar interesse por participar de atividades de grupos. Reconhecer o direito dos colegas de emitir opiniões, ouvindo-o com atenção.
Objetivos Específicos:
• Avaliar as condições do Serviço de Orientação Educacional. • Criar vínculos entre a comunidade e a instituição de ensino. • Verificar o rendimento dessas crianças em sala de aula. • Identificar as dificuldades e procurar as melhores soluções. • Acompanhar o dia a dia dessas crianças criando vínculos na comunidade.
Metodologia:
Estabelecer uma comunicação aberta e clara, desobstacularizada, construindo estratégias eficientes e capazes de promovendo uma visão de conjunto e facilitando o trabalho do Orientador Educacional e possibilitando uma interação entre a comunidade e escola, dentro e fora de seus próprios muros, e com a comunidade local, o contexto externo é importante, pois a escola é composta por toda sociedade cabe o Or.E a função de criar mecanismos para o bem do aluno e propositar a esses caminhos alternativos criando vínculos para o melhor convívio em sociedade e ser um ponto de ligação atenda as peculiaridades.
Tipos de pesquisa: