Artigos
Considerando esse cenário, o trabalho visou verificar a viabilidade do transporte de carnes de frango e suína da região sul do Brasil para as regiões norte e nordeste, no que diz respeito a custos. Para isso utilizou-se a empresa ALFA como modelo de localização e transito desses produtos entre as regiões estudadas. Foram também criados diversos cenários com modificações nos custo de transporte visando solidificar os resultados iniciais. As opções colocadas no modelo geraram aproximadamente 840 “caminhos” possíveis de envio dos produtos.
Os resultados apontam a viabilidade da utilização da intermodalidade rodoviário/cabotagem para o transporte de carnes entre as 7 fábricas da empresa e os 12 mercados consumidores estudados. Mesmo para alterações nos valores relativo do frete
Ribeirão Preto, 24 a 27 de Julho de 2005
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
XLIII CONGRESSO DA SOBER
“Instituições, Eficiência, Gestão e Contratos no Sistema Agroindustrial” marítimo de até 30%, o uso da intermodalidade continua sendo viável em termos de custos menores. Como complementação ao objetivo do trabalho, foi simulada a possibilidade das fábricas produzirem mais de um produto. Atualmente cada fábrica produz um único produto. O resultado mostra que a produção de carnes de frango na cidade de Joaçaba e São Gabriel do Oeste, para o abastecimento dos mercados estudados, reduziria significativamente os gastos totais com frete.
Quanto aos resultados obtidos, é relevante ressaltar que eles apenas consideram o item custo