Artigos
(P. 11) Nicolau Maquiavel ao magnífico Lorenzo de Medici.
Maquiavel dá inicio a sua obra dedicando-a a Lorenzo II da Casa dos Médici.
CAP. I: De quantas espécies são os principados e dos modos de conquistá-los.
Segundo Maquiavel todos os Estados são republicas ou principados. Os principados ou são hereditários ou novos. Os novos ou são totalmente novos (recém-criados) ou anexados a um Estado por herança. Esses anexos ou estão acostumados à sujeição do príncipe que o anexa ou são livres e são adquiridos com tropas de outros ou próprias. Conquistadas pela fortuna ou pelo mérito.
Cap. II: Dos principados hereditários.
Maquiavel decidiu não falar sobre a república e se concentrará inteiramente nos principados. Manter e governar um principado hereditário é fácil, pois o povo já é afeiçoado a família, bastando somente ao novo príncipe seguir a linha de atuação da família.
Cap. III: Dos principados Mistos.
São principados anexados a um Estado hereditário e suas principais dificuldades são as mesmas dos principados novos.
(P. 13) São teus inimigos todos aqueles que se sentiram ofendidos pela invasão e todos aqueles que te ajudaram a tomar o lugar do antigo senhor, pois você estará em debito com eles e não poderá utilizar-se de remédios fortes contra eles.
Mesmo que o príncipe tenha um exército forte sempre necessitará do apoio popular para entrar em uma província. Caso o Estado conquistado e anexado seja da mesma língua e província, ele será facilmente submetido, sobretudo se não estiverem acostumados a viver livres, bastando apenas destruir a antiga linhagem, manter os costumes e não alterando ou aumentando imediatamente as leis e os impostos.
Mas quando se conquista uma província de língua, leis e costumes diferentes são necessários habilidade e sorte para conserva-lá. Um modo eficaz é o príncipe mesmo ir habita-lá e assim dar respostas imediatas a eventuais distúrbios.
(P. 14) Outro método é organizar colônias que servirão