Segurança em transporte de valores
Cristiano Araujo Silva
Daniel Silva Santos
Eder Magalhães dos Santos
TRANSPORTE DE VALORES sua missão
Belo Horizonte
2012
SEGURANÇA TRANSPORTE DE VALORES
Cristiano Araujo Silva
Daniel Silva Santos
Eder Magalhães dos Santos
TRANSPORTE DE VALORES
Sua missão
Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte como obtenção de créditos parciais na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação ll.Orientadora: Professora Andresa Ribeiro.
Belo Horizonte
2012
TRANSPORTE DE VALORES:
Sua Missão
RESUMO
O conteúdo deste trabalho foca na atividade da Segurança Privada que consiste no transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos comuns ou especiais. É realizado por empresas de segurança privadas devidamente autorizadas pelo Departamento de Policia Federal (DFP), nas condições definidas por Lei 7.102/83. Este meio de transporte se encontra presente em grandes cidades e até mesmo nas interioranas, em frente bancos, lojas e demais instituições.
Existem dois tipos de veículos autorizados pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) a exercer esse tipo de atividade: veículos comuns que não possuem blindagem e transportam pequenos valores, ou seja, até 20 mil UFIRs e veículos especiais representados pelo carro forte, devido a sua blindagem e uso obrigatório de equipamento de segurança, tais como cofre especial, fechadura eletrônica, cabine, salão e cofre. O carro-forte é o principal veículo empregado nessas operações, sendo a sua utilização obrigatória para movimentação de valores acima de 20 mil UFIR (cerca R$ 21 mil). Outro tipo de serviço assumido por empresas de transportes de valores foi o processamento de documentos, que envolve a preparação, separação e envio de papéis para compensação financeira, atividade que também foi alvo da terceirização de serviço feita pela maioria dos bancos. As empresas transportadoras