Artigos Fixadores de cabo de aço
Resumo
Tem como finalidade esse artigo indicar falhas para assim corrigir e aperfeiçoar a montagem de fixadores de cabos de aço e obter o produto com a maior rapidez.
Foi avaliado o processo atual e apesar do sistema ser constante, ainda assim é razoável, podendo ser aperfeiçoado para satisfazer nossos clientes produzindo a mesma quantidade de peças em menor tempo.
Palavras-chave: use no máximo 5 palavras-chave.
1 Introdução
Foi desenvolvido um sistema de montagem de fixadores de cabos de aço (15 peças), esse sistema contém pequenas falhas e um tempo não satisfatório.
Basicamente, o sistema consiste em um único operário, que desenvolve todas as etapas de montagens do produto.
Para aperfeiçoar o processo foram propostas novas ideias para uma produção mais enxuta e com menos demora, num sistema com dois operários e a reorganização dos estoques, com a finalidade de diminuir o tempo gasto com idas e vindas, o novo método permite que ambos os operários possam alcançar suas peças com as duas mãos facilitando a montagem do produto. 2 Dinâmica do Processo
Essa dinâmica proposta adaptada para a sala de aula foi desenvolvida para que tivéssemos uma base de como funciona o trabalho de uma fábrica e o papel do operário nessa função.
Primeiramente, a dinâmica consiste na montagem de fixadores de cabo de aço como mostra na figura abaixo:
Fig. Fixador de Cabo de Aço
2.1 Processo 1 (Atual)
A princípio colocou apenas um operador, já que são poucas peças a serem encaixadas umas nas outras.
O operário pega o parafuso em forma de “U” e o corpo fundido simultaneamente, encaixa o corpo no parafuso, em seguida, pega as duas porcas e as rosqueia no parafuso.
Assim será feita as 15 peças propostas, sendo cronometrado o seu tempo, que a princípio foi um total de 3 minutos e 26 segundos, cada peça, nessa etapa era produzida em 17 segundos aproximadamente.
Além de o tempo gasto ter sido cronometrado na realização das