Artigos cientificos
FORMAÇÃO ÓSSEA
ANA PAULA FERREIRA DA SILVA
JANZILÉA ANDRADE DA SILVA
JÉSSICA ALVES FERREIRA
JÚLIA GRACIELLE FERREIRA
SAMANTA BUENO PEREIRA
RIO VERDE
2011
ANA PAULA FERREIRA DA SILVA
JANZILÉA ANDRADE DA SILVA
JÉSSICA ALVES FERREIRA
JÚLIA GRACIELLE FERREIRA
SAMANTA BUENO PEREIRA
FORMAÇÃO ÓSSEA
Trabalho apresentado ao Professor Sebastião C. Vasconcelos Filho da disciplina de Histologia da turma de 2011, turno noturno do curso de Ciências Biológicas.
IFG – Rio Verde
2011
Formação óssea
O tecido ósseo é formado por dois processos chamados de ossificação intramembranosa e ossificação endocondral. O processo de ossificação intramenbranosa ocorre no interior de uma membrana conjuntiva, e o outro se inicia a partir da cartilagem hialina. Tanto em um processo quanto no outro, o primeiro tecido ósseo a ser formado é do tipo primário, e que de pouco a pouco é substituído por um tecido secundário ou lamelar.
A ossificação intramembranosa é responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos, especialmente os que são encontrados no crânio, como o frontal, parietal, partes do occipital, do temporal e dos maxilares superior e inferior. Contribui também para o crescimento dos ossos curtos e para o crescimento em espessura dos ossos longos. A ossificação começa de núcleos de ossificação, que se expandem e se juntam ao longo do tempo. O local onde a ossificação começa, chama-se centro de ossificação primária. Especificamente o processo tem início pela diferenciação de células mesenquimatosas que se transformam em grupos de osteoblastos. Estes sintetizam o osteóide (matriz ainda não mineralizada) que logo se mineraliza, englobando alguns osteoblastos que se transformam em osteócitos. Como vários desses grupos surgem quase que simultaneamente no centro de ossificação, há confluência