Culturas regionais no rio são francisco
PERSPECTIVA DE ANÁLISE DO SAMBA DE VÉIO
Este foi um artigo produzido pela equipe da UNIFACS que pesquisou sobre a cultura regional no vale do rio São Francisco, onde puderam identificar uma diversidade cultural muito grande, entre elas está o samba de veio, uma dança com características marcantes que foi observada pela equipe durante uma das viagens.
Essa dança é executada nas ilhas de Massangano e Rodeadouro, próximas a Petrolina-Pe e Juazeiro-Ba. É dançada basicamente por adultos de variadas idades de ambos os sexos. Durante a apresentação a equipe presenciou um grupo de 30 pessoas sendo 10 homens e 20 mulheres onde eles formam uma banda de tocadores e ela de sambadeiras, foi observado também, semelhanças com o samba de roda do recôncavo baiano, como a roda e a umbigada e diferenças, como o ritmo mais acelerado e instrumentos originais e também muita alegria.
Apesar de tanta riqueza cultural presente nesta manifestação, a equipe não encontrou nenhuma outra fontes de pesquisas a não serem relatos pela internet em sites de notícias blogs de jornalismo e cultura, pois se quer essa dança tinha sido registrada, o que despertou na equipe o desejo de conhecer melhor essa manifestação cultural, com o objetivo de provocar novas pesquisas a respeito do samba de veio.
Dessa forma a equipe acredita que o Samba de Véio poderá ser inserido no calendário oficial de festas populares, o que acarretaria um ganho sócio econômico significativo para a dança e ao mesmo tempo a própria população também teria benefícios na sua auto estima gerando o interesse de novas gerações, para a