Geografia
1 INTRODUÇÃO
A região Nordeste é conhecida por sua dicotomia, por um lado uma terra seca e miserável, por outro uma região de belas praias e cultura expressiva. Neste trabalho, iremos discutir o polêmico projeto de transposição do Rio São Francisco o qual fora implantado com intuito de sanar os problemas da região, que giram em torno da escassez da água. O projeto é apresentado como uma estratégia de desenvolvimento para o semi-árido nordestino, visando melhor distribuição hídrica integrando as bacias superavitárias com as bacias deficitárias, garantindo condições mínimas de sobrevivência aos nordestinos. Porém, são constatados vários impactos negativos, entre eles o desmatamento de cerca de 430 hectares de vegetação nativa além da perda de sítios arqueológicos e remoção de comunidades indígenas da área. Dentre esta polêmica, que já vem sendo discutida há muitos anos, resta saber se os benefícios são de fato maiores que os impactos ambientais e sociais, e quem realmente é o foco do projeto, se a população pobre nordestina ou grandes latifundiários e políticos da região.
2
2 REGIÃO NORDESTE
2.1 Localização
A Região Nordeste é uma das Cinco regiões do Brasil, sendo definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. A região é composta por 9 estados sendo : Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do norte e Sergipe. A região tem uma extensão territorial de 1.554.257,0 km² ocupando então 18% do território nacional. Possuindo a maior e melhor costa litorânea do país, sendo formada por 3338 km² de litoral.
Fonte: IBGE Autor (a): MENEZES, Isabella
3
2.2 Histórico de Ocupação
O Nordeste do Brasil é a região de ocupação mais antiga do país, local onde surgiram as primeiras vilas e cidades que seguiam a faixa litorânea. Durante o século XVI, no período colonial a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à