Artigo1
Artigo Original
Perfil dos pacientes jovens com câncer de pulmão do Serviço de Oncologia do Hospital São Lucas PUCRS
Ana Caroline Zimmer Gelatti CRM 29511
Bianca Corrêa Tabajara CRM 30853
Fernanda Bronzon Damian CRM 30995
Cláudia Schoeffel Schavinski CRM 29862
Sheila Calleari CRM 30776
Maria Helena Sostruznik CRM 17377
Instituição:
Serviço de Oncologia Hospital São Lucas PUCRS
Faculdade de Medicina PUCRS
Porto Alegre/RS
Resumo
Introdução: A incidência do câncer de pulmão tem aumentado significativamente, sendo uma das causas mais freqüentes de morte em países industrializados. Em jovens esse diagnóstico é incomum (1-6%) e os dados sobre sua apresentação e prognóstico são conflitantes. O objetivo deste estudo é analisar as características desses pacientes na nossa instituição. Material e Métodos: Estudo descritivo dos pacientes com <40 anos, diagnosticados com câncer de pulmão no HSL/
PUCRS. Resultados: Dezesseis pacientes foram selecionados, destes 56% eram do sexo feminino. A prevalência do tabagismo foi de 85,7% entre os homens, e de 66,6% entre as mulheres. O tipo histológico mais freqüente foi o adenocarcinoma (56,2%), sendo este o subtipo predominante nas mulheres não tabagistas.
Ao diagnóstico, 68,75% dos pacientes apresentavam estágio clínico IV. O tempo médio para progressão foi de 5,9 meses e a média de sobrevida global foi de 6,5 meses. Discussão: O tabagismo é um fator de risco irrefutável também em jovens.
A identificação de casos que nunca fumaram nessa população é preocupante, além disso, o subtipo mais freqüente (adenocarcinoma) não tem uma relação tão forte com o hábito tabágico. Estudos com populações maiores que busquem a identificação de causas ainda desconhecidas, são necessários na tentativa de explicarmos os dados divergentes sobre a agressividade e a sobrevida dos pacientes jovens com câncer de pulmão.
Introdução
O câncer de pulmão é, atualmente, uma das causas mais freqüentes de morte em países industrializados1 e está se
tornando