Artigo
SUPERIORES DO ESTADO DO MARANHÃO
Turma: A010
CURSO DE PEDAGOGIA
Domingas Cristina Fonseca
Maria do Socorro de A. Almeida
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
São Luís
2010
Domingas Cristina Fonseca
Márcia de Sampaio Rocha
Maria do Socorro de A. Almeida
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia da Educação I do Curso de Pedagogia do Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão sob a responsabilidade de Profª. Iracirema Lemos para obtenção de nota.
São Luís
2010
INTRODUÇÃO
O filme Escritores da Liberdade foi baseado na história real de uma professora recém formada chamada Erin Gruell, da escola Woodrom Wilson em Los Angeles – Califórnia, que em meio a uma turma de alunos envolvidos em gangues, drogas, violência e preconceito racial, conseguiu fazer com que eles resgatassem valores morais tais como: respeito, dignidade, amor pelo próximo, confiança e o interesse pelos estudos fazendo com que esses adolescentes tivessem uma nova perspectiva de vida e um futuro promissor.
O filme Escritores da Liberdade se passou em Los Angeles – Califórnia na escola Woodrom Wilson, turma 203 com uma professora de inglês recém formada chamada Erin Gruell, uma jovem cheia de expectativas, coragem, vontade de trabalhar e inovar o seu ambiente de trabalho pondo em pratica todo aprendizado adquirido durante a sua formação escolar, o que ela não imaginava era que iria encontrar tantas dificuldades e desafios em sua primeira experiência como educadora.
O racismo gerou as gangues e na escola os alunos se dividiam em tribos de acordo com suas origens, a violência e o preconceito racial era o ponto forte entre os alunos e a professora ao se deparar com esta realidade teve medo, mas acreditou em seu potencial e na capacidade de mudança. No inicio teve dificuldade para se relacionar com os alunos, mas usando vários métodos de ensino e dinâmicas começou a