Artigo
JOSÉ ARMÊNIO DE BRITO CRUZ formou-se na FAU/USP, em 1982. É sócio do escritório Piratininga arquitetos associados, que foi criado em 1984 e atua nas áreas de arquitetura, interiores e design gráfico.
FICHA TÉCNICA;
RESIDÊNCIA
Local; São Paulo, SP
Data do projeto; 2001
Conclusão da obra; 2002
Área do terreno; 190m²
Área construída; 220m²
Arquitetura; Piratininga Arquitetos Associados- José Armênio de Brito Cruz
CONCEITO No terreno de 190m², pequeno para o padrão do bairro Jardim Europa, na zona Oeste de São Paulo, existia uma casa que foi demolida para a construção da nova, para um morador apenas, que foi aproveitado somente quatro pilares e uma pequena laje, o restante da estrutura foi feito com perfis de aço. Mas de certa forma a volumetria foi preservada. A fluidez do novo projeto é acentuada, no sentido interior-exterior, por grandes caixilhos móveis e pela continuidade dos pisos.
Ela é reforçada horizontalmente, entre ambientes no mesmo nível, pela ausência de portas, e verticalmente, pelos pés-direitos duplos, que interligam espaços em diferentes pisos.
O dormitório principal e o sanitário ocupam o mesmo ambiente, dando um toque íntimo ao local. Com o pé-direito duplo, a sensação de amplitude visual aumenta.
Na fachada, a estrutura de aço é preenchida por caixilharia, com vidro e madeira.
1- Garagem 2- Espelho d’água 3- Sala 4- Cozinha/ área de serviço 5- Jardim
Banheiro
No térreo, o setor à esquerda é ocupado por cozinha, área de serviço e um banheiro. A sala está na porção central. A extremidade direita destina-se a uma plataforma elevada cinco lances em relação ao piso, esse pequeno pavimento intermediário é coberto por vidro laminado e integra o os dois andares principais.
A escada é metálica com degraus de madeira em um único lance, não possui guarda corpo.
1- Vazio 2- Sala 3- Dormitório
Banheiro
Os espaços são divididos por armários e as poucas portas existentes ficam ocultas, a porta de correr do armário