Artigo
Resumo
As tecnologias de Clusters possibilitam a solução de diversos problemas que envolvem grande volume de processamento. Grids computacionais surgiram em meados da década de 90 com a promessa de viabilizar a execução de aplicações paralelas em recursos geograficamente dispersos e pertencentes a múltiplas organizações. Um Data Center é uma modalidade de serviço de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que organizações de qualquer porte e mesmo profissionais liberai.
Palavras chave: Solução. Processamento. Organizações. Serviços. Larga escala.
1. Introdução de clusters
Cluster pode ser definido como um sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento pesado. Em outras palavras, os computadores dividem as tarefas de processamento e trabalham como se fossem um único computador.
Características de um cluster
• Cada computador de um cluster é denominado nó ou nodo; • Todos devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede, de qualquer topologia; • Essa rede precisa ser criada de uma forma que permita o acréscimo ou a retirada de um nó (em casos de danos, por exemplo), mas sem interromper o funcionamento do cluster; • O sistema operacional usado nos computadores deve ser de um mesmo tipo, ou seja, ou somente Windows, ou somente Linux, ou somente BSD, etc. Isso porque existe particularidades em cada sistema operacional que poderiam impedir o funcionamento do cluster. • É preciso usar um software que permita a montagem do cluster em si. Esse software vai ser responsável, entre outras coisas, pela distribuição do processamento. • É preciso que o software trabalhe de forma que erros e defeitos sejam detectados, oferecendo meios de providenciar reparos, mas sem interromper as atividades do cluster.
Aplicações
Os clusters podem ser usados para uma