Embasamento cristalino
Primeira expedição um estudo do embasamento cristalino, visita a nascente do rio tiete em salesópolis verificando os tipos de rochas presentes na nascente ( granitos que não são porosos mas que tem fissuras e trincas).
Segunda passagem na barragem de ponte nova, onde encontramos grandes matacoes de granitos que estão sofrendo intemperismo e dando claramente para percebermos que o visual e o relevo do embasamento cristalino é formado por granitos e rochas metamórficas.
Terceira parta no parque das neblinas, local de muitas rochas frescas com solo arenoso e pobre onde não teríamos uma vegetação muito densas, solo de rochas metamorticas sem muito nutrientes, como a mata ficou densa e tão rica? Esse solo é rico pois é um solo de material decomposto da própria floresta, encontramos também rochas muito intemperisadas, rochas fracas.
Encontramos um grande gnaisse do período pré cambriano dentro de uma área com o rio, ela sofre intemperismo cada Gao que se solta já é erodido pois o contato do rio com a rocha é direto.
Quarta parte chegamos a Pirapora do bom Jesus, local onde o rio tiete esta totalmente poluído e com grande quantidade de espuma.
Aqui podemos encontrar grandes sinais de metamorfismo nos relevos e também podemos ver a intrusão de magma bem no meio da cidade. Encontramos rochas vulcânicas com uma afeição arredondada que significa que foi uma rocha formada no meio do mar (lavas almofadadas), essas rochas representam a ruptura de um continente que existiu a 150 MA. Tambem encontramos uma rocha sã, um grande basalto bem preservado e em Santana do Parnaíba encontramos grandes rochas graníticas e mostra a vegetação crescendo no meio das rochas.
Na barragem de Pirapora vemos um terceiro tipo de rocha que são os quartizitos rocha de antigas areias que sofreram grandes pressões.
Ultima parada é a cidade de Taubaté que fica em uma bacia sedimentar incravada no embasamento, falha criada pelo movimento das placas tectônicas.
Também