Artigo
Inverno chega afetando a saúde de crianças, jovens e idosos do município de Alto Araguaia - MT
Em tempos de sequidão, chuva escassa, incêndios, queimadas, é melhor não brincar com o inverno, a estação deixa o ar menos úmido, a população sofre com as doenças respiratórias. Nesse período, as queimadas são maléficas à saúde e devemos tomar muito cuidado. Por meio delas, as complicações no sistema respiratório agravam bastante, levando suas vítimas aos hospitais e aos PSFS (Programa Saúde da Família).
Além da população, outro que sofre com as mudanças climáticas e com os desmandos do homem é o meio ambiente, o qual é atacado ferozmente. E como o homem é ao mesmo tempo, o ateador e o apagador do fogo, fica difícil tentar salvá-lo.
Segundo informações divulgadas no site http://www.andredafm.com.br, o município de Alto Araguaia vem sofrendo com esse tipo de problema, como descreve a reportagem... Neste final de semana, a reportagem do André da FM flagrou várias queimadas no perímetro urbano de Alto Araguaia. Uma delas aconteceu na MT 100, saída para a cidade de Alto Taquari. A queimada ocorreu no perímetro urbano próximo à região das mangueiras. “O desrespeito à natureza e à população acabou queimando pela metade a placa do 15º Batalhão da Polícia Militar de Alto Araguaia”.
A Secretária Municipal de Saúde de Alto Araguaia, Martha Sílvia Zaiden Maia Brandão e o Coordenador da Atenção Básica Demerval Carvalho de Freitas, imbuídos de suas responsabilidades para com a saúde da população do município, se reuniram com as equipes da saúde da família (PSF) e solicitaram o empenho dos ACS (agentes comunitários de saúde) a estarem explicando a importância de se promover a saúde preventiva caseira, a qual serve para diminuir as internações por IRA (insuficiência respiratória aguda). Dados recentes do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis revelam que 34% de nossas crianças de 0 a 5 anos internaram com complicações respiratórias. Em visitas domiciliares, os