Artigo
Visão contemporânea da teoria administrativa*
PAULO ROBERTO MOTTA"
1. Concepções teóricas centrais; 2. Fatores que contribuíram para a formação da moderna teoria administrativa; 3. Notas finais.
/'
1. Concepções teóricas centrais
1.1
Introdução ao estudo contemporâneo da administração
A análise contemporânea da teoria administrativa constitui uma tarefa mais complexa do que sua análise histórica. A perspectiva passada facilita a compreensão da validade ou relevância da teoria, pois muitas vezes somente a aplicação prática delimita seus aspectos positivos ou negativos. No presente, em face da experimentação, ou no futuro, em face da não existência de dados, a análise da teoria sedimenta-se, segundo o paradoxo da dúvida, sobre resultados práticos apesar da maior certeza teórica. A ausência de experimentação fidedigna pode criar, a nível teórico, maior certeza da validade da teoria, pois esta é defendida somente em função de sua racionalidade interna, relevância momentânea ou fracassos passados de teorias inversas. A nível prático, contudo, a dúvida sobre resultados concretos permanece em função da impossibilidade de considerar variáveis que só a prática revela. O domínio do estado atual da teoria tem, no entanto, a sua importância depositada na própria contemporaneidade da análise, que ressalta as condições da época, as dimensões momentâneas e os caminhos não-trilhados na solução de problemas que permaneceram ou surgiram. A evolução da teoria administrativa pode ser vista, assim, como uma história de ensaios, erros e acertos. Em sua perspectiva prática, a administração necessita resolver problemas. Quando do experimento de uma nova dimensão teórica é que se revela sua capacidade de solucionar questões
• Conferência pronunciada na Escola Superior de Guerra em 1978. •• Diretor e professor da Escola Brasileira de Administração Pública.
R. Adm. públ.,
Rio de Janeiro,
13(1);7-29,
jan.fmar. 1979
específicas: a validade ou