Artigo
1.Contexto Histórico Weber relata que em 1200 A.C a burocracia chinesa usa um tipo de exame para selecionar entre os sujeitos do sexo masculino, aqueles que seriam admitidos no serviço público. público.
O exame se determina não como uma questão educativa, mas como um instrumento de controle social. social.
Durkhein se refere ao exame utilizado na universidade medieval para o bacharel, licenciado e doutor. Seriam rituais de doutor. passagem em espaço público. público.
No século XVII institucionaliza-se institucionalizaformas de exames: exames:
duas
a)Comenius, a partir da Didática Magna(1657) Magna(1657) concebe o exame como um problema metodológico, um espaço de aprendizagem e não de verificação de conteúdos, isto porque todos alunos são capazes de aprender. aprender.
b)La Salle, em sua obra, Guia das Escolas Cristãs(1720),descreve Cristãs(1720),descreve o exame como uma supervisão permanente para controlar o conhecimento. conhecimento. O exame deixa de ser um aspecto ligado a aprendizagem e a metodologia e passa a ser um componente da certificação. certificação.
PercebePercebe-se a partir da descrição de La Salle, uma inversão da finalidade do exame. exame. Para Comenius, os exames integravam o método, tinham que solucionar os problemas de aprendizagem, diferentes metodologias necessitavam serem usadas para auxiliar os estudantes em suas aprendizagens. aprendizagens.
Os exames centrados nos conteúdos e voltados a certificação instaurou uma concepção de controle do resultado avaliativo. avaliativo. O século XX cria condições para estabelecer mecanismos científicos que auxiliariam no controle social. social. A pedagogia deixará de referir-se ao termo referirexame e passa a utilizar os testes, numa referência aos aspectos da cientificidade e neutralidade. neutralidade.
As provas para comprovar níveis de inteligência(Binet-1905),são inteligência(Binet-1905),são amplamente