ARTIGO
ANÁLISE DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
Émilly Pons Sobreira
Elias José Mengarda
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Centro de Educação Superior Norte – CESNORS
Comunicação Social – Relações Públicas – Redação e Expressão Oral II
Junho/2014
RESUMO
Este artigo visa compreender a enunciação, polifonia e analisar textos, tanto em áreas jornalísticas como publicitárias, a partir do conceito e teorias que envolvem a pragmática. Nele, serão expostas as teorias que abrangem e envolvem o estudo fazendo referência à teóricos de suma importância, que ajudaram a entender a pragmática, e formar uma concepção da importância dela na comunicação humana. Dentre os vários estudos que abrange este tema, ressaltam-se no presente trabalho, Polifonia, Intertextualidade,. Por compreender que os meios de comunicação são partes integrantes da construção da língua portuguesa, selecionamos anúncios publicitários, matérias, quadrinhos e manchetes jornalísticas retirados de diversos locais.
Palavras-chave: Enunciação; Análise; Polifonia; Intertextualidade; Teoria da Enunciação; Operadores Argumentativos; Escalas Argumentativas.
1 INTRODUÇÃO
O estudo em questão objetiva identificar e abordar o uso da Pragmática, analisando textos e manchetes jornalísticos e publicitários. Pode-se dizer que em síntese pragmática é o estudo de como o contexto influencia a interpretação do significado, uma vez que é frequentemente necessário para a compreensão de um enunciado.
A linguagem humana é a tempos matéria prima de diversos autores, e alguns destes dedicaram-se a estudos voltados para a forma de ação e interação social. O ato de comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade. Os seres humanos partilham diferentes informações entre si através da comunicação, e ocorrem muitas vezes de forma implícita.
A pragmática denomina a linguagem como atividade. Seu objetivo visa à produção e a interpretação completa de enunciados, em situações reais de uso,