BIOSEGURAN A NA MICROPIGMENTA O
401 palavras
2 páginas
BIOSEGURANÇA NA MICROPIGMENTAÇÃOPara realizar um procedimento de micropigmentação não basta somente o profissional ter bons conhecimentos de medidas, desenho ou colorimetria, é de extrema importância que ele tenha conhecimento em Biosseguranças para sua segurança e de seu cliente.
Para quem entende que Beleza está ligada diretamente com o bem-estar e este com a saúde, inserir tais atitudes no ambiente de trabalho é contribuir também pela credibilidade na atuação da esteticista ou do profissional de beleza.
A fundamental assepsia e antissepsia das mãos, a lavagem com sabonete líquido antes e depois de cada procedimento, antes de colocar luvas e após retirá-las e, o uso de anti-sépticos que destroem as bactérias e, que inclusive várias empresas de cosméticos na área de estética possuem, com ativos hidratantes que higienizam e não deixam as mãos ressecadas.
Atente-se aos seguintes itens:
Limpeza – Remoção física das sujidades (água, sabão ou detergente).
Desinfecção – Destruição total dos microorganismos em sua forma vegetativa (quartenário de amônia, cloro ativo, álcool).
Esterilização – destruição de todas as formas de vida microbiana – agentes físicos e químicos.
Para o procedimento de micropigmentação o método mais eficaz é o físico: calor úmido – autoclave ou calor seco – estufa. Além da higienização do profissional e da cliente, higienizar a sala, bancada, dermógrafo e paquímetro. Suporte para ponteira, pinças e tesouras deverão seguir para esterilização.
O pigmento utilizado deve ser disponibilizado em batoque descartável, e todo material usado contaminado deve ser despejado em local específico, ou seja, um empresa coletora. Caso sua cidade não tenha, basta levar até um posto de saúde ou farmácia mais próxima.
É primordial que o profissional utilize os Epi’s (Equipamento de Proteção Individual) necessários: lençol, touca, máscara, babador e luvas de látex – e descartados a cada atendimento no lixo de resíduos hospitalares.
Itens de biossegurança na