ARTIGO
FACULDADE DE ITAPURANGA-FAI
RESUMO
A escola é um espaço de extensão do desenvolvimento das relações. Assim ela tem um papel fundamental não só na construção do saber, como também estabelece de forma direta ou indireta que os sujeitos inseridos na mesma se auto conheçam e estabeleçam um vínculo com os demais indivíduos. Como a educação infantil é o pilar do conhecimento, é fundamental que o ambiente escolar ofereça meios para que a criança se descubra e se desenvolva nos mais variados campos: seja emocional, afetivo, comunicativo ente outros. Competências essenciais que facilitam sua convivência seja com o professor, colegas e familiares.
O artigo aponta como a escola, em especial a que trabalha com a educação infantil deve se posicionar em relação ao desenvolvimento interpessoal infantil, propondo métodos que estimule o mesmo, para que o aluno seja capaz de iniciar um processo de autoconhecimento e reconhecimento de seus próprios sentimentos, onde a criança terá a capacidade de lhe dar com seus conflitos internos.
Palavras – Chave: Escola, aluno, relacionamento interpessoal.
O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
Um olhar sensível e reflexivo sobre a infância
Em todas as fases da vida, o ser humano sempre estará descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio que o cerca. Ao longo de sua vida, esta em constante aprendizagem, descobrindo e apropriando-se dos conhecimentos, dos mais simples aos mais complexos, e é isso que lhe da sentido a vida, juntamente com sua integração na sociedade como ser criativo,crítico e participativo. A infância é um período muito rico para a formação do ser humano, por isso é necessário que nesse momento a criança possa ter seus desejos e particularidades expressados. Isso na maioria das vezes são estimulados através das brincadeiras, ou seja, de forma lúdica a criança transmite o seu eu interior e