DEMANDA E OFERTA
Conhecida também por procura, a demanda é a quantidade de um bem ou serviço que a pessoa deseja adquirir por um valor estabelecido pelo mercado, porém não pode necessariamente ser confundida com consumo, pois é possível querer e não consumir. Demanda é o desejo ou necessidade apoiado pela capacidade e intenção de compra, que somente ocorre se o consumidor obtiver condições financeiras para suprir tal.
A quantidade demandada é a quantidade de bens ou serviços que o comprador deseja e pode comprar, dependendo de variáveis influencias na compra ou não do consumidor, como preço, renda do individuo, gosto ou preferência, sempre influenciando a oferta, aumentando ou diminuindo de acordo com uma estação, momento da economia, renda da população, etc.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais para obter o determinado item, e ao contrario, quando a oferta é maior do que a demanda os preços tendem a cair. Tipos de Demanda:
-Negativa: quando um determinado bem ou serviço não agrada possíveis consumidores, podendo assim o rejeitar.
-Inexistente: quando o consumidor não tem conhecimento do bem ou serviço ou não vê utilidade para o tal.
-Latente: verifica-se uma determinada necessidade, mas por se tratar de demanda não há um bem para satisfazê-la
-Declinante: já obteve grande demanda e por algum motivo decresceu.
-Irregular: quando um produto ou serviço é especifico para uma ocasião do ano, aumentando a sua procura em tal época.
-Plena: quando os objetivos de vendas de um determinado produto ou serviço foram alcançados.
-Excessiva: quando a procura de um determinado serviço ou produto excede a capacidade da empresa e não satisfaz a todos.
OFERTA
Oferta é uma ação de propor uma promessa de executar ou proporcionar algo a alguém. Ao se anunciar uma oferta, o individuo passará a informar suas intenções ao entregar um objeto ou realizar uma ação, em