Apostila 1
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Conceitos e Fundamentos de Lógica
INÍCIO
Apresentação do Módulo
Tópicos
Módulo 01: Conceitos e Fundamentos de Lógica
Conceito de Lógica
Porque e onde utilizar a lógica
Tipos de Lógica
Método de Resolução de Problemas
Lógica Computacional
Objetivos do Módulo
Exploração dos principais conceitos e pensamentos da lógica
Conceito de Lógica
Conceito de Lógica
A lógica (do grego clássico λογική logos, que significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico), é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia.
O pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida.
Conceito de Lógica
A lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar.
O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles, com sua obra chamada Organon.
Porque e Onde utilizar a Lógica
Porque e Onde utilizar a Lógica
A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si.
Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros.
Um sistema lógico é um conjunto de axiomas e regras de inferência que visam representar formalmente o raciocínio válido.
Elementos Básicos da Lógica
Proposição é um termo usado em lógica para descrever o conteúdo de asserções. Uma asserção é um conteúdo que pode ser tomado como verdadeiro ou falso.
Axioma é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. É aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria).
Tipos de Proposições
Proposições simples: São aquelas que não contém nenhuma outra proposição como parte integrante de si