ARTIGO
Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG
A diversidade cultural e o processo de aprendizagem
Aprendendo a conviver com as diferentes culturas
Resumo:
Compreendendo que a sociedade é formada por seres individuais e que em sua singularidade são formadores de opiniões; portanto cada um tem em se o que chamamos hábitos, que são culturas pertencentes à vida social em que ele convive, e, em sua maestria muda e moldada conforme o ambiente que vive. No âmbito escolar essa diversidade torna se mais visível, e por serem essencialmente diferentes há choques no seu existir. percebe-se que educação e cultura estão ligadas entre si e uma não pode dissociar da outra, visto que são os integrantes da escola, com sua identidades, que fazem dela o que ela é.
Palavras chave: sociedade, cultura, escola, diferenças.
Considerações iniciais
O presente documento aborda a diversidade cultural e quais as suas influencias na aprendizagem e também os desafios que a escola encontra para harmonizar essas diferenças no ambiente e transformá-las em mais uma arma que o professor utilizará para atingir o objetivo principal da educação que é a aprendizagem.
Essa reflexão procura deter sobre o papel da escola no mundo contemporâneo, seu lugar na sociedade do conhecimento, seus nexos com a democracia suas interfaces com a comunidade e suas conexões com a cultura.
A diversidade cultural está presente na escola muito mais do que se percebe, pois é lá que indivíduos dos mais variados costumes convivem entre si, compartilhando de maneira espontânea produzindo novos modos da vida e, assim recriam a cultura geral.
Diante da diversidade de culturas é de fundamental importância que a escola tenha claros objetivos no processo e resultados que pretende alcançar para que os alunos tenham as mesmas oportunidades. Segundo Morin (2001, p. 56):
A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras,