Artigo
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CONSERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO POVO AMERICANO.
ELAINE FERNANDES FERREIRA
ROLIM DE MOURA
SETEMBRO DE 2014
CONSERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO POVO AMERICANO.
ELAINE FERNANDES FERREIRA
Projeto de pesquisa apresentado à matéria de História do Brasil Império, ministrado pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR- Campus de Rolim de Moura. Como requisito para conclusão de matéria do V Período de História.
Orientadora: Adriane Pesovento.
ROLIM DE MOURA
SETEMBRO DE 2014
“Sem a verdade não a luz e sem a luz não há vida” Dr. Carlos Rath.
RESUMO
O presente trabalho é uma revisão teórica, bibliográfica, realizada através de livros, revistas e artigos eletrônicos. Esboça uma análise sobre os Sambaquis do Brasil e sua conservação. Utilizando-se de um documento descrito por Friedrich Josef Carl Rath, (Carlos Rath), quando analisa e discuti a necessidade da conservação da memória histórica que os povos Americanos deixaram por toda a costa do Brasil.
Palavras chave: Sambaquis; memória histórica;
introdução Para consolidarmos a história faz se necessário conhecer o período oitocentista, em que “o discurso histórico ganha foros de cientificidade” detendo para si a primazia do discurso sobre o passado. Vários fatores colaboraram para esta “cientificidade” dentre eles a mudança do próprio conceito de história. Contudo o processo de “cientificização” não foi exclusivo da história, enquanto tempo de investigação voltada para o passado.
A filosofia e a Arqueologia também sofreram suas alterações e posicionaram-se como “ciências auxiliares” da história. A Arqueologia deixa de estar “vinculada a um estudo voltado para a antiguidade” para tornar-se um estudo cientifico sobre os restos matérias deixados pela humanidade. Assim consolidou-se o papel central da história enquanto capaz de formar o