Artigo
Ultrassonografia ou ecografia, é o nome dado ao exame de diagnóstico que aproveita ondas sonoras para gerar imagens em tempo real do interior do corpo. Essas ondas são emitidas através de um aparelho chamado transdutor e captadas de volta sob a forma de eco. No computador, o eco é interpretado levando em consideração o tempo de retorno e sua intensidade, e a partir dessas informações codifica cada pixel.
Realização do exame
A realização do exame é simples e sem nenhum efeito colateral. O médico aplica um gel aquoso, o qual ajuda o contado da pele com transdutor evitando a interferência do ar na captação do som, sobre a pele do paciente. O médico desliza o transdutor em várias posições para que seja avaliada toda a região desejada.
Tipos
Dentre os inúmeros tipos de ultrassonografia estão:
Ultrassonografia 4D
Ultrassonografia 3D
Ultrassonografia morfológica
Doppler
Ultrassonografia 2D
Radiografia
A radiografia, ou simplesmente raio X é método de obtenção de imagens do organismo mais conhecido atualmente. Utilizando um feixe de raios X a imagem é gerada em uma placa especial. Apesar de esses feixes conterem radiação, ela não é ofensiva ao organismo quando exposto por pouco tempo.
Realização do Exame
A realização do exame é feita da seguite forma: o paciente recebe orientações do técnico, como por exemplo, para trocar a roupa por outra, cedida pela clínica, e para retirar objetos, já que eles podem interferir na imagem. O equipamento é posicionado de acordo com o local a ser analisado, e o técnico pede para prender a respiração por poucos segundos, para que se tenha um melhor resultado do exame.
Contraindicações
O exame radiográfico é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Há também um limite de exames que um paciente pode realizar.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é o exame que utiliza raios X para obtenção de imagens do organismo. Nela é usada o tomógrafo, um aparelho na forma de uma argola que