artigo
Mãozinhas
Objetivos: Levantar as expectativas do grupo em relação ao tipo de trabalho a ser realizado e verificar a disponibilidade interna de cada integrante do grupo, em relação ao trabalho a ser realizado.
Duração: 20 minutos.
Material: Folhas de papel sulfite, canetas ou lápis, borrachas, flip chart, canetas para flip chart.
Desenvolvimento:
Dispor o grupo sentado em círculo, em cadeiras com apoio;
1. Distribuir uma folha de papel sulfite e uma caneta ou lápis para cada participante.
2. Solicitar que cada integrante do grupo contorne na folha de papel, suas mãos direita e esquerda, utilizando para isso também, o verso da folha.
3. Pedir que após o desenho, cada participante escreva em um dos contornos da mão, suas expectativas em relação ao trabalho e, na outra, o tipo de contribuição que pode oferecer.
4. Solicitar, após, que seja feita a leitura individual para o grande grupo, observando em qual das mãos (direita ou esquerda) estão as contribuições para o trabalho. Nesse momento, anotar no flip chart as expectativas.
5. Encerrar a atividade expondo os objetivos do trabalho em questão, tecendo comentários sobre a disponibilidade interna de cada um sobre o trabalho que será realizado.
Sugestões para reflexão:
1. Trabalho em equipe.
2. Disponibilidade interna.
3. Boa vontade para realização de um trabalho.
4. Expectativas.
Salada de Frutas
Objetivos: Aquecer o grupo para o trabalho em subgrupos; identificar possíveis conflitos do grupo; estimular discussão sobre competitividade.
Duração: 20 minutos.
Material: Sala ampla e cadeiras.
Desenvolvimento:
1. Dispor o grupo sentado, em círculo.
2. Verificar o número de subgrupos que se deseja formar, para que o mesmo possa corresponder ao número de frutas, no trabalho.
3. Detectar no grupo quais as frutas que eles mais gostam, consensuando-as ao número de subgrupos que se deseja.
Exemplo: 04 subgrupos (maçã, uva, morango,