Artigo
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BASICA DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS PROFEBAR (PAFOR)
ASSESSORIA DE INTERIORIZAÇÃO/ASEI
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
LUIS CARLOS CARDOSO VIANA
O RACISMO NO BRASIL: O mito da igualdade de direitos
Presidente Médici - MA
2014
LUIS CARLOS CARDOSO VIANA
O RACISMO NO BRASIL: O mito da igualdade de direitos
Artigo apresentado à disciplina Antropologia do curso de Ciências Sociais do PAFOR, da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção parcial da terceira nota.
Profª: Carlos Eduardo
Presidente Médici - MA
2014
O RACISMO NO BRASIL: O mito da igualdade de direitos
LUIS CARLOS CARDOSO VIANA1
RESUMO
O racismo como justificativa para opressão de uma sociedade eurocêntrica sobre o mundo. Começaram então a surgir ideologias justificando o domínio da Europa sobre as demais regiões. Aquela raça era destinada por Deus e pela história a comandar o mundo e dominar as raças que não eram europeias. Essa ideologia se enraizou no Brasil de forma disfarçada ou mascarada onde o Estado e elite naturalizam a concentração de renda, direitos, benefícios e oportunidades nas mãos dos brancos, os afrodescendentes que compõe as massas subalternas ficam mercê de direitos constitucionais reais e políticas públicas eficientes, permanentes e processuais especialmente no campo educacional.
Palavras chaves: Racismo. Negro. Brasil. Direito.
Introdução O racismo é um fenômeno social extremamente cruel que surgiu para exaltar a cultura dos brancos, colocando o negro como um ser inferior nos múltiplos ângulos, levando e empurrando essas sociedades para um mundo subalterno de exclusão social e cultural.
Na antiguidade, entre diversos povos as relações eram sempre de vencedor e cativo. Estas existiam