Artigo
1. CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é ser um meio rápido e sucinto de divulgar pesquisas através de periódicos especializados.
1.1 Artigo científico pode ser:
a) Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de casos, experiências, pesquisas, etc.
b) Revisão: analisa e discute trabalhos já publicados (reportagens, monografias, teses,dissertações ou outros artigos)
2. ESTRUTURA DO ARTIGO
1. Título;
2. Autor(es);
3. Resumo e Abstract;
4. Palavras‐chave;
5. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão);
6. Referências.
3. DEFINIR O OBJETIVO
Todo artigo científico deverá ter um objetivo bem definido e preferencialmente, o objetivo deve ser exposto como uma pergunta a que se pode responder “sim” ou “não” ou uma afirmativa que vai ser comprovada ou negada. Esta afirmativa é chamada “hipótese inicial”.
Alguns exemplos:
Determinar se existe correlação entre a incidência de acidente X não é conseqüência do tipo de transporte.
4. TÍTULO e SUBTÍTULO
São portas de entrada do artigo científico; é por onde a leitura começa, assim como o interesse pelo texto.
O título do artigo científico deve ser redigido com exatidão, revelando objetivamente o que o restante do texto está trazendo. Apesar da especificidade que deve ter, não deve ser longo a ponto de tornar‐se confuso, utilizando‐se tanto quanto possível de termos simples, numa ordem em que a abordagem temática principal seja facilmente captada. O subtítulo é opcional e deve complementar o título com informações relevantes, necessárias, somente quando for para melhorar a compreensão do tema. Na composição do título deve‐se evitar ponto, vírgula, ponto de exclamação e aspas ou qualquer outro elemento que interfira no seu