Artigo
OU PROFESSOR PESQUISADOR?
*
Jeiffieny da Silva Costa
Resumo: Neste artigo serão abordados assuntos referentes à história da docência brasileira e o que se propõe na atualidade para a prática do professor universitário.
Os objetivos que se pretendem alcançar são: promover a reflexão dos docentes do
Ensino Superior em relação a sua prática pedagógica e as metodologias de ensino, como também instigá-los a superar o modo aulista de educar, uma vez que o desenvolvimento da postura crítica, tanto do professor quanto do acadêmico, são os passos cruciais que se deverão trilhar para que haja a formação voltada para a pesquisa. E, por fim, busca-se conscientizar os professores aulistas de que a ética profissional faz parte da essência do docente e que ministrar aulas é ensinar e aprender por meio de interações humanas e de avaliações construtivas. Para fundamentar estas discussões serão utilizados os seguintes autores: Demo (2002;
2004), Gil (2005), Masetto (2008), Tardif e Lessard (2005), Veiga e Araújo (2007).
Palavras-chave: Docência. Ensino Superior. Formação. Pesquisa. Ética.
INTRODUÇÃO
A elaboração deste artigo surgiu da necessidade de analisar a prática tradicional de educar por meio de concepções tradicionais e inadequadas para a “era do conhecimento”. No primeiro momento discutir-se-á o conceito de docência a partir do pressuposto de que educar significa muito mais que instruir, mas formar o homem para que ele possa enfrentar os desafios da sociedade de maneira consciente e crítica. Será ressaltado também o porquê da prática docente ainda ter ranços da história do ensino superior colonial e europeu, bem como a função social do ensino superior e o perfil do docente universitário.
No segundo momento serão debatidos os pressupostos