Artigo
SÍNTESE DO ANTI-HELMÍNTICO PRAZIQUANTEL, A PARTIR DA GLICINA
Maria Rita Carvalho Garbi Novaes
Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade de Brasília - Campus Universitário - Brasília - 70910-900 - DF
João Pedro de Souza e Hugo Clemente de Araújo
Departamento de Química - Universidade de Brasília - Campus Universitário - Brasília - 70910-900 - DF
Recebido em 18/4/97; aceito em 1/9/98
PRAZIQUANTEL SYNTHESIS. This paper deals mainly with the synthesis of praziquantel, a powerful anti-helminthic used against schistosomiasis, an endemic disease which infest millions of people around the world.
Keywords: praziquantel; anti-helminthic; schistosomiasis; syntheses.
INTRODUÇÃO
O praziquantel (1) é um anti-helmíntico utilizado no tratamento da esquistossomose, parasitose de grande importância médica e socio-econômica ao Brasil.
A esquistossomose é, atualmente, endêmica em setenta e seis países, ocorrendo principalmente na Ásia, na África, na
América do Sul e no Oriente Médio, infestando cerca de duzentos milhões de pessoas, e, ainda, seiscentos milhões correm o risco de contraí-la1.
Esta parasitose teve origem nas bacias de dois importantes rios: o Nilo e o Yangtse. Os ovos do gênero Shistosoma, agente etiológico da esquistossomose, já foram encontrados nas vísceras de múmias egípcias1,2. Esta helmintose espalhou-se por todo o continente africano e, através do tráfico de escravos, foi trazida para as Américas. Entretanto, apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro de bons hospedeiros intermediários e de condições ambientais semelhantes às da região de orígem3,4.
A esquistossomose penetrou no Brasil em meados do século
XVI, disseminando-se a partir de 1920, com o início das migrações internas. Atualmente, o Brasil é considerado uma das principais áreas de distribuição da doença no mundo, não somente devido à vastidão de sua zona endêmica e à existência de grande número de pacientes portadores de formas graves da