Artigo
SANTOS, Terezinha Gregório dos[2]
(UEG-Quirinópolis)
RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado realizado no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, além de uma narrativa em relação à experiência adquirida no estágio supervisionado. Portanto, justifica-se, pois o Estágio Supervisionado oportuniza ao licenciando o exercício da atividade profissional que irá exercer, sendo um momento formativo em que se deve priorizar a vivência do acadêmico de Licenciatura na realidade educacional. Trata-se, de um estudo local, no qual abordar-se-á a qualidade do ensino ministrado na referida instituição de ensino na segunda fase do ensino fundamental. Tratar-se-á também de estabelecer a relação entre professor-aluno e grupo gestor, verificando ainda se a instituição analisada fornece infra-estrutura para atender às necessidades dos alunos e também dos professores. Utilizar-se-á para este fim fontes bibliográficas, orais e, sobretudo as observações realizadas na escola em questão, visando a afirmar a real situação escolar e o desenvolvimento pedagógico dos alunos da referida escola.
Palavras-chave: Ensino. História. Estágio. Prática Pedagógica.
INTRODUÇÃO
O estágio no Ensino Fundamental tem como objetivo observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira o professor conduz o processo ensino aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo educando. Objetiva, ainda, analisar como é a interação dos alunos com o professor e dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE O COLÉGIO ESTADUAL DR. PEDRO LUDOVICO
O Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico fica situado à Avenida Lázaro Xavier, possui um telefone público, cujo número é (64) 3651-3206, o prédio do colégio possui dezesseis salas, sendo sete salas de aula,